terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chile aos olhos de Elis Zatorre...

       Fui convidada pela minha amiga, Nicole, a escrever sobre uma viagem ao Chile, que fiz no mês passado. Escolhi o Chile com o objetivo de conhecer a neve. Chegando em Santiago, a cidade estava conturbada devido a protestos e greves. Precisaríamos sair da cidade, pois não sabíamos o que poderia acontecer naqueles dias, mas graças a Deus acabou sendo tranqüilo dentro do possível.
       Fomos a Viña Del Mar e Valparaíso, o passeio acaba sendo meio cultural, conheci o Museu fonck, onde há artefatos de uma misteriosa civilização da Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, as lojas de artesanatos chilenos, cheias de peças como colares, braceletes, brincos em cobre e Lápis lázuli, a pedra dos faraós, que há em abundância nas minas chilenas, assim como o cobre. O local é banhado pelo Pacífico, com praias de areia branca e fofa. O mar é azul, realmente muito bonito.




     Valparaíso é pura história, sua arquitetura é colorida. Essa cidade foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Existem vários elevadores, que mais parecem bondes,que permitem o acesso aos morros. Lá se encontra uma das casas de Pablo Neruda, ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1971. Há, também, o mais antigo Porto Chileno repleto de navios atracados.


      A 60 km de Santiago, estão as quatro estações de esqui La Parva, Farellones, Vale Nevado e Collorado. Todas são boas, mais optei por La Parva, até porque não agüentava mais ficar subindo aquela Cordilheira, fui enjoando, a altitude vai mexendo com o nosso organismo. Essa estação é muito freqüentada pelos próprios chilenos, possui escola de esqui, restaurante, para mim já era o suficiente. Esquiar é muito difícil, precisa de várias horas para tentar deslizar na pista de gelo, mas foi uma grande experiência. Acho melhor, se for para esquiar o ideal é ficar na própria estação de esqui, pois todas possuem estrutura para acomodação. Mas, se você quiser se sentir mais segura, fique em Valle Nevado, pois somente lá possui hospital e shopping. Detalhe importante, ir para a neve não custa barato, não podemos esquecer que vamos alugar ou comprar roupas e sapatos térmicos, aulas e equipamentos também. O visual da Cordilheira dos Andes é realmente muito emocionante, por todo lado neve, tudo branquinho, é muito lindo. Você vai ter que gostar de frio, enfrentará menos 6 graus e isso não é fácil.

      Santiago possui muitos lugares maravilhosos, mas não pude ir a todos devido aos conflitos populares. Fui ao Shopping Parque Arauco, passagem obrigatória, com muitos restaurantes. Tem o Cerro Santa Lúcia, local da fundação de Santiago, e o Cerro San Cristóbal, onde você verá toda a cidade com a Cordilheira ao fundo, a imagem é perfeita.

     
O Bairro Bella Vista com a sua vida noturna e suas lojas que vendem peças em cobre com pedras semi preciosas, o preço das jóias é muito bom. Mas, acho que não conheci quase nada, também uma semana é pouco para se conhecer as belezas chilenas e são muitas. Quero voltar certamente, pois a gastronomia é excelente, detalhe para os frutos do mar, sem falar nos vinhos, são mais de 200 vinícolas espalhadas por todo o país. Valeu, fiquei com gostinho de quero mais.
   

Elisangela Zatorre è  Advogada e Personal Styslist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário